sábado, 22 de fevereiro de 2014


Aula 1:
A organização do espaço geográfico mundial:
entendendo a globalização através dos
fluxos e redes

Caro aluno estamos hoje no início do século XXI e inúmeras mudanças importantes ocorrem no mundo em que vivemos. Neste bimestre estudaremos as várias regiões do mundo. Vamos agora, nesta Aula fazer uma síntese sobre globalização e sua rede e fluxosEm primeiro lugar, alguns processos são fundamentais para compreendermos o século XXI: a nova ordem mundial com a Revolução Industrial e globalização.
Desde o início dos anos 1990 vivemos na chamada "nova ordem mundial". Qual o significado disso?
Uma ordem mundial é o equilíbrio de poder em um plano mundial. Ou seja, teve haver equilíbrio em relações econômica, militar e político-diplomática mundiais. Durante a maior parte do século XIX, por exemplo, havia uma ordem monopolar, onde o Reino Unido, que dominava o comércio internacional e também era a maior economia do mundo. Outro exemplo foi a ordem mundial bipolar durante a segunda metade do século XX. Onde existiam duas superpotências econômica e militar mundial que disputavam a hegemonia ou supremacia internacional: os Estados Unidos e a então União Soviética1.
A nova ordem mundial (atual) existe desde 1991 e é muito complexa. Do ponto de vista de poderio militar, ela pode ser considerada monopolar, ou seja, há apenas uma superpotência no nível planetário, os Estados Unidos. Mas do ponto de vista econômico, que é o mais decisivo atualmente, a nova ordem é multipolar, ou seja, possui vários polos ou centros mundiais de poder.
O ponto mais importante na disputa dessa nova ordem multipolar no século XXI não será quem tem o melhor exército, e sim quem tem a economia mais moderna, o melhor padrão ou qualidade de vida para suas populações, a tecnologia mais avança-da.
Já pensou nisso para entendermos a nova ordem mundial é necessário entendermos a Revolução Industrial desse período, também conhecida como revolução técnico-científica, mas antes vamos recordar a Primeira e a Segunda Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial foi a que se iniciou na segunda metade do século XVIII e prosseguiu até o fim do século XIX. Ela se originou no Reino Unido e depois se espalhou por outros países e regiões do globo. Seu principal símbolo foi a máquina a vapor, e as indústrias mais importantes eram as têxteis (fabricação de tecidos).
A Segunda Revolução Industrial, que se estendeu do fim do século XIX até o fim do XX, foi simbolizada pelo automóvel. A principal fonte de energia era o petróleo, e as indústrias de vanguarda eram a automobilística, a petroquímica, a mecânica e a siderúrgica.
A Revolução Industrial da nova ordem mundial é marcada pela substituição do petróleo por outras fontes de energia (hidrogênio, solar, de origem biotecnológica, etc.) e por novos setores de vanguarda: a informática, a robótica, a biotecnologia, as telecomunicações, a microeletrônica e outras. O mais importante agora para o trabalhador não é a força muscular nem o trabalho técnico repetitivo. O mais importante é a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de raciocínio e de saber se integrar no grupo, na equipe, na comunidade.
Nesta nova ordem mundial a globalização torna-se possível na crescente interligação ou interdependência entre todas as economias e povos do planeta. O mercado internacional se torna cada vez mais importante, superando os mercados nacionais. O número de empresas multinacionais — que possuem estabelecimentos em inúmeros países, às vezes no mundo todo — multiplica-se a cada ano. Daí a ideia de interligação mundial atual gerada pela globalização econômica pode ser reconhecida como rede e fluxo.


ATIVIDADE I:


Caro aluno, agora vamos exercitar e desenvolver seus conhecimento.

1  - (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que: a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos. b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais. c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais. d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.




 1 - (Enem) A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu.




De acordo com a figura, a) a visão geopolítica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia. b) a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Monteis Urais. c) a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas. d) a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados. e) a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica e ambiental encontrada na visão clássica.








https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcKg1YaN9L4gd9Fn9k7EXvOkCzPpdASdUUPQydxg0GiZgYYwlv7D1d2mi5F0LU5o-N4-KPfJ3AG6i49-oEQOTEqXpNHvKHNdr4N6Mf2egsbPl0r3kygUCV5qa76x6q-eK_yOsE6g65H0q2/s1600/5.JPG

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Professora Lucia Lemos como consigo esse gabarito de sua pesquisa Obrigado

    ResponderExcluir