Comunicação de massa e veículos de massa
Apesar
da comunicação autêntica ser a que se assenta sobre um esquema de relações
simétricas — numa paridade de condições entre emissor e receptor, na
possibilidade de ouvir o outro e ser ouvido, como possibilidade mútua de
entender-se —, os meios de comunicação de massa são veículos, sistemas de
comunicação num único sentido (mesmo que disponham de vários feedbacks, como
índices de consumo, ou de audiência, cartas dos leitores). Esta característica
distingue-os da comunicação pessoal, na qual o comunicador conta com imediato e
contínuo feedback da audiência, intencional ou não, e leva alguns teóricos da mídia
a afirmar que aquilo que obtemos mediante os meios de comunicação de massa não
é comunicação, pois esta é via de dois sentidos e, por tanto, tais meios
deveriam ser denominados veículos de massa.
A
divulgação em grande escala de mensagens, a rapidez com que elas são absorvidas,
a amplitude que atingem todo tipo de público, cuja própria sociedade através da
indústria cultural criou e se alimenta, gera um
enorme interesse e abre espaço para o estudo de nosso comportamento.
A
concentração das massas no cenário social, desde a concentração industrial de
mão-de-obra nas grandes cidades, tornou visível a força das massas até a
constituição do massivo como modo de existência do popular. A existência do
popular, por sua vez, traz consigo a necessidade de meios de comunicação, o que
podemos denominar de meios de cultura de massa que, em geral, equivale a nomear
aquilo que é como um conjunto de meios massivos de comunicação.
É
possível afirmar que as modalidades de comunicação que nos meios de cultura de
massa e com eles aparecem, só foram possíveis na medida em que a tecnologia
materializou mudanças que, a partir da vida social, dão sentido a novas
relações e novos usos. Estamos, portanto, situando a mediação no âmbito dos
meios, isto é, num processo de transformação cultural que não se inicia nem
surge através dos meios, mas para a qual eles passarão a desempenhar um papel
importante.
A formação dos veículos de massa
Os
sistemas de comunicação novos e antigos atuam paralelamente, um não se
distingue do outro. Por exemplo, da mesma forma que existem dois sistemas
sociais, dois sistemas econômicos, a agricultura e a indústria etc, há também
os sistemas de comunicação. Nos povoados, comunicação é primordialmente oral e
pessoal, como tem sido durante muitos anos. Paulatinamente, a nova alternativa
começa a atingir os povoados, livre de pressa. Existe certo tipo de carência de
pessoas especializadas; de papel de imprensa com o qual se possa aumentar a cobertura
jornalística e também de papel utilizado na edição de livros e revistas mais
acessíveis aos recém-alfabetizados. Há também ausência de receptores
radiofônicos e transmissões radiofônicas, produção cinematográfica, através dos
quais a informação possa vencer a barreira do analfabetismo e propiciar a vida
moderna aos povoados.
Na
realidade, os problemas financeiros dificultam a extensão da comunicação
moderna para além das cidades. Os pequenos jornais vivenciam esse obstáculo
sofrendo grandes dificuldades financeiras. Os recursos para a disposição da
comunicação moderna (telecomunicações, eletrificação, transporte, serviços
postais) são insuficientes. Inclusive não há nenhum plano nem mecanismo para a
integração e o balanço do seu desenvolvimento em comunicação: balanço do
crescimento de determinado veículo em comparação com outros; integração com os
canais dos veículos de massa com os canais interpessoais de tomada de decisões,
ensino e governo local; incorporação dos “novos meios educacionais” na educação.
Normalmente,
a partir de uma coleção de problemas como esses e uma decisão estabelecida para
solucioná-los é que se inicia o desenvolvimento da comunicação de massa.
Tipos de meios de comunicação
Para
introduzir o conceito dos tipos de comunicação, abordamos os argumentos de
Dizard (2000, p. 23)2
"As atuais mudanças são a terceira grande transformação nas tecnologias da
mídia de massa nos tempos modernos. A primeira aconteceu no século XIX, com a
introdução das impressoras a vapor e do papel de jornal barato. O resultado foi
a primeira mídia de massa verdadeira - os jornais "baratos" e as
editoras de livros e revistas em grandes escalas. A segunda transformação
ocorreu com a introdução da transmissão por ondas eletromagnéticas - o rádio em
1920 e a televisão em 1939. A terceira transformação na mídia de massa - que
estamos presenciando agora - envolve uma transição para a produção, armazenagem
e distribuição da informação e entretenimento estruturadas em computadores. Ela
nos leva para o mundo dos computadores multimídia, compacto discos, banco
de dados portáteis, redes nacionais de fibras óticas, mensagens enviadas por
fax de última geração, páginas de Web e outros serviços que não existiam há 20
anos"
Todos
eles têm como principal função informar, educar e entreter de diferentes
formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados
públicos. No entanto, as pessoas passam maior parte do tempo ocupando-se com
esses meios de comunicação, pois estes de certa forma proporcionam o prazer
humano referente ao seu lazer, entretenimento, aprendizado, ensino, entre
outros e a partir desses disseminam as informações que consideram relevantes e
que de certa forma despertam interesses no público, ouvinte, leitor,
telespectador ou internauta.
E cada
dia mais a tecnologia avança e surgem com ela novos produtos que se adaptam a
fácil comercialização, fazendo com que o homem viva em busca de algo a mais,
com funções diferentes que substituam seus hábitos antigos.
Os
meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis
e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de
pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por
exemplo. Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizarem que tipo de informação esta
sendo veiculada por esses meios, como ao receptor das informações ser crítico,
para selecionar e internalizar as informações que considerar úteis para si,
denunciando os abusos aos órgãos competentes.
Por se
tratar de diversas idades, com diferentes interesses procurando esses meios
para suprir seus desejos momentâneos. Os meios de comunicação em massa é a
principal ferramenta para a indústria do marketing, são neles que as
propagandas, as campanhas publicitárias chegam ao público, a população. Dessa
forma deve-se atentamente fazer uma pesquisa para que se possa saber em qual o
tipo do meio de comunicação deve ser vinculada cada campanha, para que não
ocorra o erro de vincular uma campanha que não atenda as perspectivas daquelas
pessoas que têm acesso aquele meio de informação.
Indústria cultural
e comunicação de massa
Não
podemos separar a comunicação de massa da indústria cultural, já que por sua vez elas são
dependentes uma da outra, pelo fato de existirem diversos meios de comunicação
que são capazes de atingir através de uma mensagem um grande número de
indivíduos. Essa indústria é consequência de uma sociedade industrializada,
muitas vezes alienada, que aceita ideias e mensagens sem um prejulgamento, entrando diretamente na “veia” dos indivíduos não existindo
nenhuma barreira, tornando assim uma sociedade de consumo e global, sem
restrições.
Horkheimer,
Adorno,
Marcuse e
outros pesquisadores frankfurtianos criaram o conceito de "Indústria
Cultural" para definir a conversão da cultura em mercadoria. O conceito
não se refere aos veículos (televisão, jornais, rádio...), mas ao uso dessas
tecnologias por parte da classe dominante. A produção cultural e intelectual
passa a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico.
Evolução dos
suportes de informação
O
Brasil está muito distante de ser potência em relação à comunicação em massa,
isso está ligado ao atraso no desenvolvimento do país. Porém a comunicação de
massa é importante para um bom desenvolvimento do país, pois é através dos
meios de comunicação que a maior parte da população tem acesso a informação, o
ser humano bem informado constrói opiniões próprias e consequentemente o
desenvolvimento vêm com o tempo.
Com a
transformação dos suportes de informação, fica cada vez mais fácil atender
maior público. Praticamente tudo hoje é digital, através do fácil acesso a
maior parte da população é favorecida pela informação na internet.
E a comunicação em massa cresce diretamente
relacionada ao desenvolvimento tecnológico. Com o avanço da tecnologia cada vez
maior o preço desses produtos tende a cair, oferecendo oportunidades para
aquela fatia do mercado que antes não tinham condições financeiras para
adquirir esse material tecnológico, conforme o baixo custo
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