Comunicação social
A comunicação social é uma ciência social
aplicada, cujo objeto tradicional de estudo são os meios de
comunicação de massa (também chamados mass media ou
simplesmente "média" ou "mídia"), principalmente o jornalismo ou imprensa e a comunicação
organizacional (publicidade, propaganda, relações públicas,
comunicação de marketing) de empresas e de organizações
governamentais ou não-governamentais. A comunicação objeto da
comunicação social diferencia-se, portanto, da comunicação que é objeto de
ciências como a psicologia, a linguística ou a antropologia, sem que se possa negar a existência
de interseções entre esses domínios.
Os meios de comunicação de massa mais frequentes
são o jornal, a televisão, o rádio, o cinema e a internet. Didaticamente,
poderia-se simplificar as atribuições dos diversos profissionais da seguinte
forma: os jornalistas atuam com as notícias, os publicitários ou propagandistas atuam com os
anúncios e os relações públicas
com a relação entre a sua organização e a sociedade. Não obstante, a interdisciplinaridade
e a convergência têm se ampliado progressivamente nessa área.
A pesquisa científica em comunicação social mantém
diálogos frequentes com a antropologia, com a sociologia, com a linguística, com a psicologia, com
a ciência da informação,
com a administração de
empresas, com as artes visuais, com a música e com as artes cênicas. A partir do advento da internet,
ampliou-se também o diálogo acadêmico entre a comunicação social, a ciência da
informação e a ciência da computação.
Os fenômenos tecnológicos relacionados à
transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são
um domínio de conhecimento distinto da comunicação social. Esses fenômenos são
objeto de estudo das engenharias, em especial dos profissionais de telecomunicações.
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